URGE CONVOCAR O VENTO, URGE ABANAR, PARA QUE CAIAM OS RAMOS SECOS. URGE FERTILIZAR, PARA QUE NOVOS RAMOS EMERJAM DISPOSTOS A FECUNDAR OS FRUTOS DE QUE SE ALIMENTAM A VIDA E O EGO DA NOSSA CIDADE DE ALMEIRIM.
Sexta-feira, 23 de Março de 2007
REGRAS SIMPLES DE BOA VIZINHANÇA
Não sei se existe algum manual de regras de boa vizinhança. Mas a existir, acho que deverá conter algumas muito simples que, sem qualquer presunção ou falsas moralidades aqui deixo à consideração dos meus estimados vizinhos, conterrâneos, compatriotas e de todos aqueles que comigo partilham o planeta em que habito.
Já nem pretendo dizer o quanto agradável seria os vizinhos conseguirem conviver entre si. Receberem-se mutuamente em casa uns dos outros, beberem um copo juntos de vez em quando sem olhar a posições sociais, a níveis culturais ou posições hierárquicas na sociedade.
 
Regra nº 1: Ao esvaziar a sua caixa do correio, não atire nunca as revistas e jornais para a rua que é de todos nós. Leve-os para casa para mais tarde os deixar no recipiente da reciclagem correspondente. Mas se não conseguir resistir à tentação de atirar a papelada para a rua, recomenda-se a colagem de um autocolante na caixa do correio daqueles que têm escrito: (publicidade aqui não)
 
Regra nº 2: Não atirar para a rua os restos de plantas arrancadas nem as folhas delas caídas.
 
Regra nº 3: Ao varrer à frente da sua porta deve apanhar o lixo e colocá-lo no seu devido lugar e nunca varrê-lo para a frente da porta do vizinho, nem permitir a “servo nem a serva” que o façam.
 
Regra nº 4: Quando precisar de bater os tapetes do seu carro, faça-o na sua parede ou na ombreira da sua porta e nunca na parede do vizinho e muito menos no portão deste.
 
Regra nº 5: Não sacudir tapetes ou lençóis, nem para cima da carola de ninguém, nem para os quintais dos vizinhos. Ter em conta que o vento ou a simples aragem transportam as imundices para as varandas e quintais da vizinhança.
 
Regra 6: Não atirar o maço de tabaco vazio para a rua. Se costuma fumar na varanda, leve consigo um cinzeiro e apague nele as beatas. Despeje-as depois no seu caixote do lixo. Se lhe custar muito cumprir esta regra e achar ainda assim que lhe apetece atirá-las para a rua, deixe-as cair na vertical para que fiquem em frente da sua casa e não da casa do vizinho. É que este pode nem ser fumador mas ser censurado por quem passa e observa toda aquela lixeira ali à sua porta.
 
Será isto complicado? Não o é de certeza, mas ainda que fosse, justificava-se um pequeno, ou mesmo um grande sacrifício em nome da estima dos vizinhos ou da simples cordialidade e bom viver ou não?.
 
filho adoptivo


publicado por João Chamiço às 23:50
link do post | comentar | favorito

6 comentários:
De Acideca a 28 de Março de 2007 às 13:35
DIVULGUEM, http://acideca.blogspot.com,
este blogue, pretende captar os potenciais interessados para fazer nascer uma Associação que defenda os interesses dos deficientes do Concelho de Almeirim, está aberto a todos os que quiserem colaborar, independentemente de serem portadores ou não de deficiência, este projecto visa juntar todos, deficientes, pais, amigos e familiares de cidadãos portadores de deficiência, não importa qual seja. Este projecto só funcionará com o empenho e ajuda de todos, para que mais fácilmente se possa reivindicar os direitos do cidadão portador de deficiência. Por favor divulgue este projecto. Pode contactar através do mail: acideca@sapo.pt Telefone:243 594 122 (Francisco)


De João Chamiço a 31 de Março de 2007 às 01:02
Olá. Para já, e independentemente de qualquer outra iniciativa futura, vou colocar o endereço nos meus favoritos. Um abraço.


De Círculo Solar a 11 de Maio de 2007 às 00:11
UMA MÃO CHEIA DE CHAPLIN
DE 23 A 31 DE MAIO 2007
NO JARDIM REPÚBLICA EM ALMEIRIM


Este ciclo de cinema planificado para ser exibido ao ar-livre é organizada pela Câmara Municipal de Almeirim e tem a sua programação assinada pela Círculo Solar- Maternidade de Ideias.

Inteiramente dedicado ao génio de Charlie Chaplin os cinco filmes que enchem esta mão, demonstram bem talento do autor-total. Todos os filme apresentados são realizados, musicados, interpretados pelo próprio Chaplin.

O Jardim República, fica no centro de Almeirim. Charlie Chaplin justifica a viagem e Almeirim vale a visita.

A entrada é livre.


PROGRAMAÇÃO

SESSÃO DE ABERTURA - Quarta-feira 23 de Maio 2007, 21:30h
* O Miúdo – 68' – 1921 – filme mudo

Quinta-feira, 24 de Maio 2007, 21:30h
* A quimera do Ouro – 92'–1925 – filme mudo

Sábado, 26 de Maio 2007 , 21:30
*O Circo – 96' - 1928 – filme mudo

Quarta-feira 30 de Maio 2007, 21:30
*Tempos modernos – 83' - 1936 – filme mudo

SESSÃO DE ENCERRAMENTO, Quinta-feira, 31 de Maio 2007, 21:30h
* O Grande Ditador – 120' – 1940 – filme sonoro


De Bianca Mendes a 4 de Setembro de 2009 às 11:15
Oi João!

Vim para aqui porque desejava muito comentar um poema seu no "Observantes", mas não sei porque diabos virtuais, não consegui. Acabei fuçando um link e outro e descobri esse outro blog.

E olha a surpresa, outras coisas boas publicadas.

Mas confesso que este post em especial, me despertou uma conclusão sórdida, que no bom português do Brasil, exclamaríamos assim: Que vizinhança fila da peste cê tem, viu?

Bom, agora, se me permite, vou comentar aqui o poema "Não sei onde moras":

Lindo...


De João Chamiço a 4 de Setembro de 2009 às 23:18
Olá. Fico sempre muito grato a quem se dá ao trabalho de me visitar virtualmente mas muito mais ainda a quem deixa um comentário. Volte sempre.


De Bianca Mendes a 5 de Setembro de 2009 às 13:30
É... eu também ;)

Mas é certo que te visitarei mais vezes. Adorei a sua escrita.



Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

SUA EXCELÊNCIA O SR. PRES...

********* DIZER MAL **...

FUI PARA MARCAR CONSULTA

REGRAS SIMPLES DE BOA VIZ...

ZECA AFONSO, FAZ HOJE 20 ...

PARTICULARIDADES -DISSE E...

ORFEÃO DE ALMEIRIM

NO PRÓXIMO NATAL QUE HOUV...

arquivos

Maio 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

tags

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds